terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

quem sou eu

Chamo.me Maria José Dias Leite
Nasci na Base Aérea de Tancos, ( o meu pai era oficial da força aérea) em 19 de Março de 1933.
Frequentei a instrução primária pública e foi lá que , para além de aprender a ler, a escrever e a fazer contas, também aprendi a dizer palavrões cujo significado só mais tarde entendi, mas o mais importante foi que também descobri que havia o "mundo de cá, onde eu vivia e "mundo" de lá que era o doa maioria dos meus colegas que vinhampara a escola sem sapatos e sem lanche, Para ser aceite no grupo ,muitas vezes dividi a merenda com os colegas. Foi aqui que aprendi o mais importante da vida: a desigualdade social que questionei durante muitos anos. Depois da instrução primaria fui para um colégio de freiras frequentado por gente rica, mais rica do que eu...outro mundo. Tinha 15 anos quando me mandaram fazer um ttrabalho sobre os 4 Evangelhos. Foi outra descoberta. aprendi a tolerancia , o sentimento dos outros, e a justiça social muitas vezes pensei na mulher adultera, e também nos cambistas que foram expulsos do Templo porque eram corruptos e exploravam os peregfrinos extrageiros quando pretendiam cambiar o dinheiro. Agho que engoli o Evangelho para oda a Vida. Mas sempre que penso que nele aprendi a tolerancia e a aceitação do outro...sempre decubra que falho muitas vezes.
Fui estudar Filosofia para a Universidade de Coimbra. Láa conheci, fui colega em algumas cadeiras do Zeca Afonso. Fomos colegas e muito amigos. Com ele aprendi a estar na vida e na política para servir e não para ser vir-me.

E é aqui que quero pôr à vossa consideração:

Porque não se diminui o nº de deputados inuteis e carreiristas utilizando outro método que não o Método de Hondt para que haja uma verdadeira representaçãp sem prejudicar os partidos mais pequenos?

E ainda porque motidos não se exige que os deputados tenham uma formação académica superios ou juma formação profissional certificada; pelo menos dois anos o mercado de trabalho e não sejam carreiristas nas JOTAS ,Ou seja que não tenham uma reforma churuda ao fim de três  mandatos e recebida antes dos 65 anos... Ou seja mais justiça na Democrcia que uma geração ajudou a conquistar...


E ainda como se enchem noticias em jornais, noticiáios com acontecimentos sem expressão e não se prestam verdadeiras homenagens a gente como Victor Alves, Saldanha Sanches, Salgueiro Maia, Melo Antunes, Lourdes Pintalssigo, Natália Correia,  Odete Santos... etc... Gente que trabalhou e lutou por  uma sociedade mais justa?

Não vou calar-me

Sem comentários:

Enviar um comentário